segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Confiar é arriscar

Acreditar nas pessoas é um risco que todos correm constantemente. A confiança é inerente a cada individuo, ou seja, faz parte da sua natureza. O homem nasceu confiando e morrerá acreditando em algo ou em alguém. Há quem diga que confia desconfiando, contudo até quem faz este discurso é obrigado a dar crédito a alguma coisa nesta vida.
Aquele que não quer se decepcionar em sua existência,deve pegar o seu barquinho e navegar rumo a uma ilha deserta. E mesmo assim, estará sujeito a se decepcionar consigo mesmo por ter ido à ilha. Portanto, a confiança faz parte do dia-a-dia.
É ilógico entrar em um ônibus sem confiar no motorista ou comprar um apartamento desconfiando do engenheiro. Enfim, o homem está submerso no mar da confiança.
Pra viver é preciso acreditar.
Quem já não disse que colocaria a mão no fogo por alguém, e se queimou? Eu já. Experimentei essa árdua sensação, é horrível, não é? Família, amigos, e até o seu amor podem, em uma hora em que você não esteja presente, passar-lhe a perna. Por isso é bom aprender que a vida não é feita de mar de rosas. Há muitos espinhos no meio da estrada, e como não conhecemos o caminho da vida, pisaremos em muitos. Convivemos com pessoas, mas não as conhecemos plenamente. É ingenuidade achar que todos são bonzinhos, isso é ridículo. Não quero ser pessimista, apesar da vida colaborar muito pra isso, todavia, quero que reflita comigo que confiar em alguém é correr risco. Então, saiba bem se valerá à pena correr risco por alguém. O valor da pessoa não está no que ela diz ou faz, mas no que ela é, no seu caráter. E isso é muito difícil de perceber, mesmo quando convivemos durante largo tempo. No mundo atual a aparência, o consumismo e o prazer vêm em primeiro plano. Cada um por si e Deus... Deus? Onde está Deus? Bom, melhor mudar, “Cada um por si e todos contra todos”, seria melhor assim, pois Deus já foi retirado do contexto da vida de muitos faz tempo.
A roda da vida está girando ao contrário, quem busca ser sincero e honrar a confiança de outrem está remando contra a maré do individualismo, onde o respeito ao próximo é mascarado pela mentira de uma personalidade criada a partir de interesses subjetivos. Estou esgotado do discurso falacioso de gente sem caráter que ora é uma coisa, ora é outra. Autenticidade é marca de quem se pode confiar. Então, meu caro amigo, muito cuidado em quem você confia, zele pelo caráter e pela autenticidade.
Chega de confiar em pessoas com máscaras, chega de dar a elas os espaços que não lhes pertencem na nossa vida, se é que somos diferentes delas.